Organização geossistêmica e invasões por Acacia sp. (Fabaceae: Mimosoideae) na Bacia Hidrográfica do Rio Arouce. Do natural, do introduzido e de suas interações: esboço teórico-metodológico

Jorge Oliveira-Costa, Reginaldo Souza

Resumo


Vários fatores influenciam os alcances espaciais e temporais das invasões biológicas. A estrutura da paisagem é um dos fatores cruciais, que influenciam os alcances, assim como os elementos de risco. Por isso, a avaliação de áreas invadidas por espécies exóticas implica a análise da estrutura da paisagem. O presente estudo é abordado por meio da análise da estrutura da paisagem no passado (1960) e no presente. O método aplicado inclui análise de imagens orbitais e de cartografias do uso do solo. O período de tempo abrange 50 anos, 1960-2010. A área de estudo está localizada na Serra da Lousã (Portugal). Os resultados mostraram claras mudanças no uso da terra, como estímulo para aumento das áreas invadidas, em contextos de propensão à invasão, com destaque para as áreas invadidas por Acácias Australianas, que parecem aumentar de forma constante.

Palavras-chave: Mudanças no uso do solo, Invasão biológica, Análise espacio-temporal, Superfícies invadidas, Bacia Hidrográfica do Rio Arouce, Género Acácia.

http://dx.doi.org/10.17127/got/2015.8.008

Data de submissão: 2015-07-31
Data de aprovação: 2015-11-17
Data de publicação: 2015-12-30


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entidades Patrocinadoras